top of page

Conheça Conceitos Do Dia a Dia De Um Marceneiro

Dicionário da marcenaria: 8 conceitos importantes do segmento

Confira o dicionário da marcenaria que nós da Duratex preparamos para você, com a definição de oito conceitos, envolvendo processos e materiais que são importantes para o setor.

1. Emassamento

O primeiro conceito do nosso dicionário da marcenaria é o emassamento. Ele é uma técnica utilizada para corrigir os defeitos na peça de madeira antes que a construção do móvel seja iniciada. Para isso, o marceneiro preenche os buracos ou rachaduras que ficaram na superfície do material com uma massa própria para essa função.

2. Lixamento

O lixamento também é um conceito importante na marcenaria, afinal, ele é a etapa que permite o nivelamento da peça de madeira para que os encaixes futuros e a pintura do material sejam feitos de maneira facilitada e com excelência.

Ele é feito por meio de lixas com diferentes granulações, além de existir a versão elétrica que pode reduzir o esforço do profissional e agilizar o trabalho.

3. Acabamento

O acabamento é, praticamente, a fase final de um projeto de marcenaria, onde a peça irá, de fato, ganhar a sua carinha final. Esse conceito é extremamente importante para os profissionais da área, afinal, o cliente busca não somente por funcionalidade em um móvel, mas também beleza para garantir um visual agradável na decoração do ambiente.

Para essa fase é escolhido um painel de madeira revestido com o acabamento ideal para o projeto. Existem várias cores e texturas que podem ser utilizadas, e a Duratex tem um portfólio com opções incríveis e de qualidade. Confira algumas:

4. Envernizamento

O conceito de envernizamento, como o próprio nome já diz, é a aplicação de verniz na peça de madeira. Ele serve para fechar os poros da madeira, protegendo-a de desgastamentos e corrosões ao longo dos anos, fator importante para garantir a satisfação dos clientes que adquirirem os móveis. Aqui podemos citar os padrões da Linha Cristallo, esta linha o painel já vem envernizado.

5. Tingimento

O tingimento é a técnica utilizada para tonalizar as peças de madeira com cores que fazem mais sentido para o projeto do móvel. Ele é importante para garantir que o resultado seja ideal, de acordo com o planejado pelo marceneiro junto com o cliente.

6. Laca

É muito importante que os marceneiros saibam o que é a laca, afinal, ela é essencial para o revestimento dos móveis de madeira.

Ela é uma resina utilizada na etapa de acabamento para garantir o melhor resultado para o projeto, selando a superfície do material e, consequentemente, evitando imperfeições como riscos e rachaduras.

7. MDP

O MDP (Medium Density Particleboard), feito a partir do eucalipto, é produzido a partir de partículas de madeira que são colocadas em três camadas, sendo a do meio composta por partículas delgadas e a superior e a inferior compostas por partículas mais finas.

Além disso, resinas especiais são adicionadas e prensadas por meio de aplicação simultânea de temperatura e pressão nessas partículas. Esse processo garante que o painel tenha um resultado homogêneo e uma estabilidade dimensional adequada.

Seu uso é mais indicado para a produção de móveis de linhas retas, como:

  • portas retas;

  • prateleiras;

  • laterais de móveis;

  • divisórias;

  • tampos retos;

  • tampos pós-formados;

  • base superior e inferior;

  • frente e laterais de gavetas.

8. MDF

O MDF (Medium Density Fiberboard), também feito a partir do eucalipto, é um painel produzido por fibras de madeira de média densidade. Assim como o MDP, o MDF também passa pelo processo de adição de resinas especiais prensadas por meio da aplicação simultânea de temperatura e pressão, proporcionando homogeneidade e estabilidade dimensional para o painel. Porém, ao contrário do item anterior, ele não tem camadas.

Esse material é mais apropriado para três tipos de aplicações:

  • aquelas que exigem usinagem em baixo relevo;

  • entalhes;

  • cantos arredondados.

Confira alguns exemplos de acabamentos de painéis de MDP e MDF da Duratex:



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page